A Box Palmilhas desenvolve palmilhas dentro de processos de alta tecnologia.
A palmilha de montagem tem como finalidade a fixação do corte após a montagem, manutenção do formato da superfície da planta do pé e absorção e desorção do suor do pé. Para garantir a qualidade de um componente que necessita resistir ainda a constante pressão do caminhar. A Box submete este produto aos mais variados testes físicos e químicos como: resistência à flexão, à dobra, à fricção a úmido, absorção e desorção de suor.
É possível separar em quatro partes os materiais que compõem uma palmilha de montagem: materiais para planta, para reforço, para alma e rebite de fixação.
A planta de celulose, normalmente, provém de fibras de algodão e é, atualmente, o material mais utilizado, em função das seguintes características:
- Maior estabilidade a exposição em temperaturas mais elevadas;
- Mais estabilidade dimensional;
- Possibilidade de confecção de calçados mais leves e de melhor aspecto, pois podem obter espessuras inferiores;
- Conformação e resistência à delaminação, superiores aos materiais feitos de couro reconstituído, mantendo bem fixados através de adesivos e colas os cortes montados;
- Sensibilidade ou menor resistência à fricção a úmidade e flexão onde se enrruga facilmente.
Os componentes desta família de materiais se obtém combinando, por meio de diversos sistemas, madeira e outras fibras naturais, substâncias ligantes como: látex, com ou sem resina e em geral vulcanizada com elastômeros. O material da celulose pode ser extraído da madeira mediante trituração mecânica de peças de troncos imersos em água ou quimicamente com procedimentos que tiram as impurezas. Também para a preparação de materiais para a elaboração de palmilhas emprega-se a fibra de celulose com a fibra de algodão contida na semente da planta. A separação da fibra e da semente, neste caso, se realiza mediante um processo conhecido como “debulhar” que consiste em extrair a fibra fora da semente por meio de rodas móveis e plaina com canais e ferros semicirculares. O algodão é a fibra mais pura da celulose, contendo 95% desta substância.
É o método menos custoso para extrair fibra de celulose de ótima qualidade.
O material que se obtém utilizando fibras de algodão são muito suaves e elásticos. É muito eficaz para a absorção do suor oferecendo vantagens biológicas muito buscadas e apreciadas nas palmilhas.